terça-feira, 7 de outubro de 2008

Estamos de Parabéns!

Arrumadores de Palavras


O "Arrumadores de Palavras" comemora hoje o seu primeiro aniversário. Dinamizadores, colaboradores e visitantes estão de parabéns!

O Clube de Línguas é, desde há muito, um “sonho” que, num espaço físico de nossa escola, não tem sido possível tornar-se realidade, por falta de condições logísticas.

Assim, no início deste ano lectivo, os professores do Departamento de Línguas decidiram a criação de um Clube online, sob a forma de blog.

Escolhido o nome – “Arrumadores de Palavras” – o nosso "cantinho" foi criado e divulgado junto dos alunos, principal público alvo.

O primeiro “post” foi publicado em 7 de Outubro de 2007 e, desde então, o blog conta já com quase 300 publicações.

Seguindo o lema “Com palavras tenho asas que me levam a voar... Com palavras vou tão longe quanto o sonho me levar”, os alunos “voaram”, “sonharam” e encantaram todos os que visitaram o clube com a magia das suas palavras.


Também alguns professores quiseram dar o exemplo e colaboraram com textos da sua autoria...

Mas como os nossos escritores consagrados são os modelos mais importantes a seguir, fez-se a divulgação de alguns “ícones” da nossa literatura – Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga, Fernando Pessoa, David Mourão Ferreira e muitos outros.

As festividades foram celebradas – Natal, Carnaval, Páscoa... As estações do ano nasceram no dia indicado pelo calendário e o Dia de S. Valentim foi comemorado de forma especial – através de um Concurso subordinado ao tema “O Amor é...”. Nesta fase, registou-se a maior afluência de trabalhos e a sua qualidade foi tal que se tornou extremamente difícil, ao júri, seleccionar os 5 premiados.

Digno de referência, um extenso e critativo conto - "Sweet Angels" - escrito por uma aluna do 7º B - a Catarina - e publicado em capítulos.

As Actividades do Departamento de Línguas e algumas de outros Departamentos foram também divulgadas, sempre acompanhadas de registos fotgráficos.

Hoje, reler-se o “Arrumador de Palavras” é fazer uma viagem no tempo e recordar alguns dos momentos mais marcantes da nossa escola.

Concretizou-se um sonho... Ficou provado o provérbio árabe "Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Este foi o meio alternativo que nos permitiu a concretização de um sonho...

A todos os que estiveram connosco ao longo deste ano, a nossa imensa gratidão! Esperamos continuar a contar convosco. Bem-hajam!

3 comentários:

Anónimo disse...

MUITOS E MUITOS PARABÉNS !!!

NÃO DESISTAM. JÁ FAZEM PARTE DO NOSSO QUOTIDIANO.

Anónimo disse...

já há muito tempo que não abria o blog, mas agora que abri, fiquei muito surpreendida e feliz!

PARABÉNS BLOG!!!

Catarina, 8ºB

Anónimo disse...

Como o tempo passa!!!
Parece que foi há dias que tu,Joãozinha, procuravas um nome para "ba(p)tizar" o blog do Clube de Línguas. Lembras-te?

E agora?, escrevo com p ou sem p?
O acordo, entra ou não entra?
Tantas dúvidas,meu Deus, quando tudo podia ser tão simples!...

Por que é que não sou uma borboleta azul, quando há uma panóplia de lindas flores onde repousar?
Ou sê-lo-ei, pela Margarida?
Como tudo podia ser tão simples!...
Bastava-me poder voar.

Parabéns