terça-feira, 22 de abril de 2008

"Encontro com o Prof. António Mota" - As fotos



Eram onze as turmas de 5º Ano que na tarde do dia 21 de Abril encheram o Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. O amplo espaço tornou-se exíguo para tão grande “plateia”.
À hora prevista, o professor António Mota chegou. Acolheram-no sorrisos, olhares curiosos e uma lindíssima melodia executada por um grupo de alunos da professora Júlia Campos.
E o escritor que todos julgavam um “ser” inacessível, revelou-se um homem simples, afável, comunicativo e, sobretudo, “amigo”.
Falou um pouco de si, das suas obras, das personagens que criou, dos lugares mágicos, quase sempre campestres, onde decorrem as deliciosas histórias que nos fazem sonhar...
Respondeu a perguntas feitas pelos alunos. Satisfez curiosidades, esclareceu dúvidas...
Depois, os tão ansiados autógrafos. Em livros que há já algum tempo repousavam nas estantes ou em exemplares recentemente adquiridos na Feira do Livro da nossa escola. Durante algum tempo, a música voltou a ecoar naquele espaço. Desta vez, um grupo de alunos, dirigidos pela prof. Zulmira Ramos, executou vários temas que deliciaram o autor.
Antes da “despedida”, dois alunos, em representação de todos os presentes, ofereceram ao simpático escritor um enorme retrato seu, pintado a carvão.
No final, a felicidade estampada nos rostos.
António Mota gostou. No seu site registou o que sentiu : “O encontro foi no belo auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. Eram muitos, muitos. Onze turmas. Turmas do 5º ano. Mas sabiam muito bem o que estavam ali a fazer. Houve perguntas, respostas, e surpresas .Tudo muito organizado E enquanto decorria a longa sessão de autógrafos houve cantigas. Adoro surpresas boas.”

Mensagem de agradecimento (lida pelo Pedro Maia do 5º J, em representação de todos os alunos presentes).

Professor António Mota:

É em momentos únicos como este que sentimos quão vazias são as palavras quando queremos exprimir a gratidão que sentimos...
Que a simplicidade desta lembrança fale por nós...
Bem-haja pelo dia inesquecível de hoje e por todos os momentos de prazer que nos tem proporcionado com as suas obras.
Continue a fazer-nos sonhar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem, estas fotos são elucidativas.

Um "cenário" perfeito!!!

Mais uma vez, PARABÉNS

Anónimo disse...

Foi um prazer enorme ter convivido, ainda que por pouco tempo, com uma pessoa tão doce, tão sensível, tão humana como o professor. Infelizmente já começam a escassear os seres humanos com um carácter tão genuinamente "puro". Encontrá-los é uma bênção...
A tarde de ontem (21/04/08) vai ficar guardada no baú das minhas mais queridas recordações. Bem-haja, professor!