quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Histórias de Vida (I)


Uma História com Final Feliz

Era uma vez um casal de 18 anos, a Sara e o Miguel, que eram muito apaixonados.
Um dia, depois de vários anos em que tiveram cuidado, esqueceram-se da “precaução” e daí nasceu um bebé, a Bárbara.
Os seus pais não concordavam com a ideia de terem um filho e não se casarem. Então, para fazerem a vontade aos pais, o casal decidiu fazer uma festa simples, pois não tinham dinheiro para coisas ‘luxuosas’. Preparam tudo, até que chegou ao grande dia, que correu muitíssimo bem.
Os meses foram passando e o “patrão” da família começou a ter comportamentos estranhos para com a sua esposa: começou a ficar ciumento e agressivo. Sara, sem saber o que fazer, pediu um conselho à sua mãe. Esta disse que podia ser uma pequena fase, que tudo iria mudar.
A jovem foi para casa pensando no que a mãe lhe tinha dito. Quando lá chegou, encontrou Miguel bêbado com a Bárbara ao colo. Sara correu, tirou a Bárbara das mãos de Miguel e deitou a menina no berço.
Miguel, completamente bêbado, reagiu violentamente e violou a sua esposa. Esta chorava muito e não conseguia libertar-se das mãos do marido. Sara manteve-se calada, porque, se contasse alguma coisa a alguém, o seu marido matava a filha, mas, apesar disso, ela contou à sua mãe, que era a sua melhor amiga e com quem podia contar sempre.
A Bárbara ia crescendo. Cada dia que passava estava maior, até que fez 1 ano. Os pais fizeram uma festa pequena com os seus padrinhos e avós. Esse dia correu muito bem, pois Miguel não se fez mostrar o bêbado que era e Sara pensou que tudo tinha acabado e que iam voltar a ser uma família feliz.
Quando todos se foram embora, a pequena Bárbara adormeceu e Sara e Miguel sentaram-se no sofá a conversar, até que Sara deitou a cabeça sobre as pernas do seu companheiro e acabaram por adormecer ali.
No dia seguinte, Sara acordou muito alegre, pois via a sua vida a andar para a frente, mas andava enjoada e com muito apetite e decidiu ir ao médico. Miguel ficou a tomar conta de Bárbara enquanto Sara aguardava a sua vez de entrar no consultório. Quando a secretária disse que Sara podia entrar, esta levantou-se e entrou no consultório explicando as razões pelas quais se encontrava ali. A resposta do médico foi: “Você está grávida!”. Ouvindo estas palavras, Sara ficou sem reacção e pediu para abortar, porque não tinha possibilidades de criar mais uma criança. O médico disse-lhe que o aborto era ilegal e, com as semanas de gravidez que já tinha, não era possível abortar.
Sara saiu do consultório desanimada e, pelo caminho, contou a Miguel que estava grávida. Este deu-lhe um estalo em plena rua que, por acaso, estava deserta e Bárbara começou a chorar. Miguel deu-lhe também um estalo. Sara tentou implorar, mas foi tarde demais e ambas ficaram com uma nódoa negra no rosto.
Pelo caminho, Miguel ficou num café, e Sara já se preparava em casa para “levar” do marido. Tentou adormecer Bárbara para ela não assistir ao que poderia suceder. Miguel chegou a casa completamente bêbado e começou a atirar tudo para o chão, pegou numa faca e apontou-a para a barriga de Sara. Ela saiu de casa a correr, procurando ajuda, mas não encontrou ninguém. Miguel correu atrás dela e pediu-lhe desculpas, dizendo que isso não voltaria a acontecer. Sara, pensando na sua filha e no bebé que vinha a caminho, aceitou as desculpas.
Sara foi fazendo as ecografias e o médico surpreendeu-a dizendo que ia ter trigémeos. Ela ficou sem reacção, pensando que não iria conseguir criá-los e que o seu marido, quando soubesse, a iria agredir. Tudo estava calmo em casa e Sara contou que iriam ter 3 filhos e ele reagiu de forma normal, dizendo que tudo se iria arranjar.
Passados meses, estava tudo normal, não havia agressões e chegou o dia em que nasceram o Tomás, a Leonor e o Simão. Eram muitos chorões e, durante a noite, ninguém conseguia dormir. Miguel, farto de ouvir os seus filhos a chorar, decidiu sair de casa sem a Sara saber e foi para a rua.
Sara procurou o seu marido pela casa toda e não o encontrou, pensando que ele teria ido dar uma volta.
A noite chegou e Miguel não aparecia. Ficando preocupada, ligou para a sua mãe, pedindo que tomasse conta dos meninos enquanto ela ia dar uma volta à procura do seu esposo.
Foi ao café onde habitualmente ele se encontrava e não estava lá. Foi a casa da sua sogra e ela disse-lhe que não sabia onde ele estava. Sara, desesperada, foi ao parque e viu-o lá deitado no chão a dormir com uma garrafa de vinho a seu lado. Sara, olhando para ele, ficou desiludida e pediu-lhe para voltar para casa. Miguel, ouvindo aquilo, ficou descontrolado deu um estalo na cara de Sara e ela correu para casa desesperadamente.
Quando chegou a casa, estavam os 4 filhos a chorar e a sua mãe sem saber o que fazer. Sara pegou no telefone e ligou para a polícia sem pensar nas consequências, contou o sucedido e a polícia disse para não fazer nada que eles resolveriam tudo.
No dia seguinte, Sara ouviu o telefone a tocar e atendeu. Era a polícia ,dizendo que o seu marido tinha sido detido, porque fora apanhado a assaltar uma loja de bebidas alcoólicas. Sara foi à esquadra e pediu para conversar com o seu marido, mas ele recusou, pois tinha vergonha daquilo que tinha feito.
Sara pediu à sua mãe para a ajudar a tomar conta dos seus filhos, pois não conseguia educá-los a todos.
Passados meses, o seu marido saiu da esquadra e surpreendeu Sara com um ramo de flores pedindo desculpas, dizendo que ia para um centro de tratamento do alcoolismo para acabar com o vício do álcool. Sara aceitou as desculpas, dizendo que, se ele tornasse a bater-lhe, pediria o divórcio e fugiria com os filhos.
Miguel começou com o tratamento e Sara arranjou um emprego e colocou os seus filhos no infantário. Miguel não voltou a beber nem a bater nos filhos e conseguiram juntar dinheiro para fazer o baptizado de todos.
A partir daí, entenderam-se bem e foram uma família feliz!

Daniela Maia, nº12, 8ºA

3 comentários:

Luz disse...

Uma história comovente e dura, de quem já viveu demais...
Faz pensar...
Por favor, passem pelos pequenos Passos. Têm lá uma surpresa.
Luz e meninos

Anónimo disse...

Retrata muito bem a realidade.
Com certeza muitas pessoas já passaram por isto e muitas ainda o passam.
Bjs
Joana Machado

Anónimo disse...

As tuas histórias são lindas Danii , e tu sabes disso (: