sexta-feira, 24 de julho de 2009

Passatempos para Férias

APRENDIZ DE POETA
Queres ser poeta mas não sabes como começar?
Pois bem... Nós damos-te uma ajuda... Tenta completar os poemas que se seguem.

A PORTA

Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma ....................
Eu abro devagarinho
p'ra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
P'ra .................... o namorado
Eu .................... bem prazenteira
P'ra .................... a cozinheira
Eu .................... de sopetão
P'ra .................... o capitão.
Só não .................... p'ra essa gente
Que diz (a mim bem me importa...)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma ....................
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
.................... a frente do quartel
.................... tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!

Vinicius de Moraes




O GATO

Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao ....................
Logo mudando
De opinião
Passa de novo
Do muro ao ....................
E pega corre
Bem de mansinho
Atrás de um pobre
De um ....................
Súbito, pára
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado
E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a língua
Pela ....................

Vinicius de Moraes

Sem comentários: