quarta-feira, 29 de julho de 2009

Até Sempre...


Por Aqui Passaram...

Por aqui passaram
Palavras...
Palavras melancólicas, doridas,
Palavras choradas, feridas...
Palavras alegres, amorosas,
Palavras sorridentes, jocosas...
Palavras simples, sinceras,
Do presente ou de outras eras...

Por aqui passaram
Sentimentos...
Tristeza, Saudade, Nostalgia,
Esperança, Fé, Alegria...

Por aqui passaram
Histórias...
Escritas com a alma, com o coração,
Reais ou fantásticas... prenhes de emoção...

Por aqui passaram
Escritores...
Criadores que, com encanto e magia,
Deram Vida à Prosa e à Poesia...

Por aqui passámos
Nós...
Não só passámos... deixámo-nos ficar,
Para, com prazer infinito, vos ver chegar...

Aqui mostrámos o que somos realmente:
Somos corpo... somos alma... somos gente...

Profª Maria João Marques

(Um agradecimento muito especial àqueles que, mesmo não pertencendo à nossa comunidade escolar, deram o seu contributo para o "enriquecimento" deste blogue).

12 comentários:

Luz disse...

Obrigado a si, professora Maria João, pelo trabalho fantástico que faz com os seus alunos, e pelos belos momentos que connosco partilhou.
Boas férias e espero, do fundo do coração, que nos voltemos a encontrar, pelo menos aqui na blogesfera.
Bom descanso.
Luz

BRISADAREOSA disse...

Profª Maria João:

É com grande desgosto que assistimos ao final deste seu blog. E dizemos seu porque pelo que nos apercebemos, ele foi essencialmente obra sua. As pérolas que por aqui passaram em forma de post, reluzindo por entre as longas noites em que se tornaram muitos dos dias atribulados deste ano lectivo, são reveladoras de um extremo bom gosto e de uma enorme sensibilidade.

Imaginamos que terão sido muito fortes os motivos que a levaram a tomar esta decisão. Mas como diz o trovador "...há sempre alguém que resiste / há sempre alguém que diz não". E quando alguém se ajoelha perde metade da altura, dizemos nós.

Se algum dia voltar ao nosso convívio (o que sinceramente esperamos) ter-nos-à novamente por companhia, enriquecendo-nos a todos com a sua presença. Mais pobres ficaremos se tal não acontecer...

Maria João Marques disse...

Boa tarde, Luz

Uma pequena correcção... :-) Os trabalhos aqui divulgados são de alunos de diversas tumas e não apenas de alunos meus.
O meu papel foi o de "administradora" do blog, enquanto coordenadora do Departamento de Línguas, cargo que dei por terminado, no final deste ano lectivo.
Quanto ao fim deste "cantinho" que tanto prazer me deu e que serviu para divulgar o que de bom se faz na nossa escola é invitável...
Por vezes as tais "pedras" a que se refere o poema do post anterior, atravessam-se no nosso caminho, tentando impedir o nosso avanço. Nesses momentos, há que removê-las para que os que vêm atrás de nós não tropecem... Porém como nem sempre é fácil a sua remoção, há que, entretanto, ir seguindo por outros caminhos, porque, felizmente, há muito chão, muito sol, muita vida para além desses obstáculos.

Um beijo grande*

Mª João Marques disse...

Cometi um lapso de escrita :-(
Onde diz invitável, obviamente que será "inevitável". Peço perdão.

Luz disse...

Professora Maria João
Está perdoada pelo lapso. Eu também cometo alguns, que na pressa de escrever tão rápido como o pensamento, às vezes os dedos falham ou deslizam para a tecla ao lado...
Gostei mesmo muito deste seu blogue. Encontrei-o por acaso, perdido numa imensa lista de outros blogues, num blogue de uma amiga, e tudo aquilo que fui tocando, tudo o que fui lendo, a qualidade do trabalho que aqui foi postado, nunca mais me deixou esquecê-lo e este blogue, tornou-se para mim, num "vício" diário. A equipa está de Parabéns. Quem consegue levar os alunos a escrever como aqui se escreve, está sem dúvida a formar muito bem o "futuro", e nós, que somos a geração que os precede precisamos muito que seja um bom "futuro".
Pedras... Todos as encontramos, pois quem tenta inovar ou fazer algo de diferente é muito penalizado. São os "velhos do Restelo"...Já os havia no tempo do Luís de Camões e vão existir sempre. Irritam-nos e fazem-nos muitas vezes sofrer, mas também fazem falta pois sem eles se calhar não tínhamos a certeza que estamos mesmo a fazer um trabalho válido.
No meu caminho também vão pondo algumas pedras. O que eles não sabem é que em criança eu saltei muitos muros e portanto não são as pedrinhas que lá põem, que me vão assustar, desanimar ou mesmo fazer parar!
Muito obrigado por tudo o que partilharam connosco e que sem dúvida nenhuma nos ajudou a crescer!
Vamo-nos encontrando por aqui!
Bom descanso!
Sempre convosco.
Luz

Prof. António disse...

Professora Maria João:

Afinal nem só as aberturas dos Telejornais nos trazem notícias más. Mas a essas já nós estamos habituados. Daí que esta tenha sido uma surpresa, mesmo que previamente anunciada... Mas às más novas desejamos sempre perna manca.

Espero, no entanto, voltar aqui de vez em quando para recordar alguns bom momentos que aqui passei, desfrutando da beleza de muitos dos seus posts, que deixavam transparecer uma enorme sensibilidade e bom gosto da sua autora.

A si, colega Maria João, quero transmitir todo o meu apreço pelo trabalho que através deste blog desenvolveu em prol da sua escola e que o seu exemplo possa no futuro dar os frutos que os nossos alunos (e muitas vezes só eles)) merecem saborear.

Por tudo o que de bom aqui deixou, e que deve ser naturalmente igual ao que transporta consigo, muito obrigado.

BEM HAJA!

Isabel Preto disse...

Espero que continuem com este trabalho fabuloso, no próximo ano lectivo, pois muito aprendi com os "Arrumadores de Palavras"! Retirei muitas ideias daqui, para a minha escola...e sempre gostei de aqui vir.
~Beijos e bem-hajam.

Isabel Preto disse...

O Blog não pode terminar! Têm de lhe dar continuação! É fabuloso.

Anónimo disse...

saudades professora Maria João :D
E dos outros professores também ... (:

Anónimo disse...

Maria João!
Só morre quem um dia nasceu!
Só pode morrer quem viveu!
Só pode morrer quem existiu!
Só pode ser passado quem teve presente!
Mas... existem outras formas de sobreviver...
Outros caminhos para se continuar a existir...
E seja qual for esse espaço, eu estarei lá!
Força! Nunca desistas!
Beijo Isabel Cruz

Anónimo disse...

Que pena...

Anónimo disse...

já não apostam mais nada ? :x