domingo, 2 de dezembro de 2007

SIDA mata quatro pessoas por minuto

Foi com o mote “Stop à SIDA” que se assinalou, ontem, o “Dia Mundial de Luta Contra a SIDA”, uma doença que mata quatro pessoas em cada minuto, ou mais de 5.700 por dia, segundo a ONUsida. Publicadas em Novembro, as últimas estimativas da agência das Nações Unidas assinalam cerca de 6.800 novas contaminações por dia. Em Portugal, estima-se que existam já mais de 32 mil casos.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, assinalou a data, participando numa cerimónia religiosa, à meia-noite, em Nova Iorque (EUA), onde apelou ao acesso universal à prevenção e tratamento da doença. De acordo com o último estudo sobre a população afectada a nível global, feito pela Organização Mundial de Saúde, conclui-se que há 33 milhões de pessoas vitimas da doença. O continente mais afectado é a África sub-sahariana com 22,5 milhões, dos quais mais de cinco milhões vivem na África do Sul.
O prémio Nobel da Paz, arcebispo Desmond Tutu, afirmou, sexta-feira, em Pretória, capital sul-africana, ser inaceitável que 600 pessoas morram todos os dias no país, em consequência de infecções relacionadas com o VIH/SIDA.

Mais de 32 mil casos em Portugal

De acordo com o relatório anual do Programa das Nações Unidas sobre a doença, o número de casos notificados torna Portugal o quarto dos países da Europa Ocidental que mais casos novos de infecções por VIH diagnosticou em 2006. Até finais de Setembro estavam notificados mais de 32 mil casos de VIH/SIDA, quase metade em pessoas sem sintomas. Entre as 32.205 pessoas com HIV registadas, 43,8 por cento já apresentavam SIDA, o que representa um total acumulado de 14.110.

Ser seropositivo ao HIV (vírus da imunodeficiência humana) não significa necessariamente ter SIDA, uma vez que a doença só é definida quando existe a presença do vírus em conjugação com uma doença infecciosa (como a tuberculose ou pneumonia) ou com um tumor. Neste “Dia Mundial Contra a SIDA” é bom recordar que esta é uma doença que pode ser evitada, através da adopção de comportamentos preventivos.

Informação recolhida em http://www.lusomotores.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1714

Site Informativo http://www.aidsportugal.com/sobre_a_sida.php

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito importante esta chamada de atenção junto de uma comunidade escolar que, embora ainda muito jovem, inicia a sua vida sexual cada vez mais cedo. É, sobretudo, de frisar que já não existem só "grupos de risco" mas, FUNDAMENTALMENTE, "comportamentos de risco". E é para isto que as nossas crianças de hoje devem ser alertadas.
Muitos parabéns por este ALERTA.